BILI – BOLETIM INFORMATIVO LICEU PAULO FREIRE – 2017

 

Apresentação

 

 

            Este guia tem por finalidade orientar e informar aos alunos e seus responsáveis sobre a estrutura e funcionamento do LICEU PAULO FREIRE – Unidade São Joaquim da Barra, no transcorrer do ano letivo de 2017.

 

            Aqui se encontram as instruções sobre os direitos e deveres dos alunos, horários, atrasos, faltas e outros dados que achamos necessários para que a convivência entre a escola e a família seja positiva e atenta às necessidades de ambos.

 

            Uma das tarefas da escola moderna é fornecer informações, como também, orientações necessárias à formação de atitudes adequadas para a convivência agradável na sociedade. Existem direitos e deveres que, conscientizados desde a infância, levarão nossos jovens ao processo completo de integração social.

 

            Aconselhamos ter esse guia sempre em mãos para auxiliar nas dúvidas que porventura, venham ocorrer.

 

1 – HORÁRIO DAS AULAS

 

            A pontualidade é essencial à formação do aluno e ao bom aproveitamento escolar. O aluno deverá estar no Colégio pelo menos 10 minutos antes do início das aulas, para que, ao soar o sinal, esteja dentro da sala, para o início da primeira aula.

Cheque sempre no horário e fique ciente de todas as aulas; assim, você acompanhará melhor o andamento e a seqüência da matéria.

            Lembramos ainda que o horário da primeira aula  para os alunos do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio é 07:10. Haverá tolerância para a entrada do aluno até 07h20min.  O aluno que chegar após 07h20min, só poderá entrar no 2º horário, ou seja, 08: 00h.

 

 

  Ensino Fundamental I        Ensino Fundamental II     e      Ensino Médio

 

 

1º ao 5º ano

6º ao 9º ano

Ensino Médio

Inicio-7h10

1ª aula: 07:10 às 08:00

1ª aula: 07:10 às 08:00

 

2ª aula: 08:00 às 08:50

2ª aula: 08:00 às 08:50

Intervalo   09:00 às 09:20

 

 

3ª aula: 08:50 às 09:40

3ª aula: 08:50 às 09:40

 

Intervalo:09:40 às 10:00

 

 

Intervalo:09:40 às 10:00

 

 

Término – 11h:40

4ª aula: 10:00 às 10:50

4ª aula: 10:00 às 10:50

 

5ª aula: 10:50 às 11:40

5ª aula: 10:50 às 11:40

 

6ª aula: 11:40 às 12:30

6ª aula: 11:40 às 12:30.

 

 

7ª aula: 12:30 às 13:10

 

 

 

 

Obs.:  Sujeito a mudanças no Horário do Ensino Fundamental I

 

HORÁRIO DA TARDE DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO FUNDAMENTAL I – 13:00 às 17:00

 

Obs. 1 :  Aulas a tarde: Todas as aulas realizadas no período vespertino terão chamadas e contarão como falta caso o aluno não compareça a mesma. Durante as aulas do período vespertino serão ministrados trabalhos, seminários e ou exercícios com notas que farão parte da composição da média do aluno. O aluno que não estiver presente não terá o direito de entregar ou realizar as atividades feitas em sala de aula no referido período.

 

 

Obs. 2 :  A saída do aluno será sempre após o término da última aula.

Obs. 3 :  A escola só receberá lanches entregues na secretaria antes do início do intervalo. O lanche que chegar após o início do recreio, não será aceito e conseqüentemente não será entregue ao aluno.

 

 

2 – ATRASOS E FALTAS

            - A Presença dos alunos na sala de aula é fator fundamental para seu rendimento escolar. Assim, com a intenção de evitar abusos em procedimentos de atrasos, o aluno terá a permissão para somente 2(dois) atrasos no bimestre.

            Os atrasos serão anotados no livro de ocorrências que fica em poder da secretária, e esta  comunicará aos pais após o 2º atraso.

            - Educação Infantil e Ensino Fundamental I – Favor verificar os horários de entrada e saída, para que não haja atraso. Lembramos ainda que a escola não possui funcionários para ficarem após o horário de saída. Não será tolerado mais de 02 atrasos por bimestre na entrada a partir de Março de 2017.

 

            A freqüência mínima exigida é de 75% do total da carga horária de cada disciplina.

3 – INTERVALOS

 

            O horário de retorno às aulas precedidas de intervalo dever ser rigorosamente respeitado, não se permitindo a entrada na sala de aula depois do início da aula.

            Ao final do intervalo soa o sinal que é um aviso para o aluno dirigir-se à sala, onde já deverá estar quando o professor entrar. Caso fique fora da sala, estará sujeito a sanções disciplinares.

           

4 – SAÍDAS EXTRAORDINÁRIAS

 

            Observe bem os horários de início e término de cada aula, pois o aluno não poderá entrar ou sair no transcurso da mesma, isso implica medida disciplinar. Havendo motivo imperioso, peça permissão ao professor, de acordo com as normas de boa conduta. A saída antes do término do período de aulas (dispensa) só será permitida mediante autorização dos pais por escrito e concordância ou decisão da Coordenação, antes ou após qualquer aula.. OS PEDIDOS POR TELEFONE NÃO SERÃO ATENDIDOS.

 

 

5 –  SALA DE AULA

 

            A sala de aula é o espaço onde o aluno desenvolve os trabalhos ao longo do ano. Por isso, é essencial que seja respeitado e mantido sempre em ordem e limpo.

           

 

6 –  EDUCAÇÃO FÍSICA

 

            É obrigado a presença em, no mínimo 75% das aulas de cada disciplina, inclusive  “Educação Física”.

Se o aluno exceder o limite de faltas estará retido na respectiva disciplina.

 

O uso do uniforme (tênis, meia, bermuda, calção ou agasalho e camiseta do Liceu) é obrigatório. Outras orientações serão dadas pelo professor de Educação Física, durante as primeiras aulas.

 

O Aluno que for impedido de fazer as Atividades Físicas deverá comparecer em todas as aulas de acordo com o horário. O aluno que possuir atestado de Trabalho, deverá bimestralmente entregar um trabalho para o professor ou coordenação  em dia e horário marcado.

7 -  OCORRÊNCIAS DISCIPLINARES

 

Quando o aluno deixa a sala de aula por indisciplina, ou incorre em atitudes que desrespeitem o ambiente escolar, tais como porte de quaisquer materiais ou objetos impróprios ao ambiente escolar, etc..., é encaminhado ao Departamento de Orientação Educacional, que tomará as medidas previstas no Regimento Escolar e fará o trabalho de aconselhamento. Quando houver necessidade em se fazer um relatório disciplinar o mesmo será permitido apenas duas vezes por bimestre, a partir do terceiro relatório disciplinar o aluno estará suspenso automaticamente não podendo participar de nenhuma atividade oferecida, inclusive avaliações. Se houver o quarto relatório dois dias de suspensão e assim, sucessivamente.

  

   Nas excursões, gincanas ou atividades propiciadas pela Escola, a Coordenação poderá impedir a participação de alunos que apresentem comportamento comprometedor, ou pela avaliação da sua ficha de registro de ocorrências.

 

8 – DIREITOS DO ALUNO

 

            No processo educacional, a questão do limite tem sido motivo de grande dificuldade para jovens, crianças e adultos, que se sentem indecisos quanto aos critérios do que deve ser permitido. A Escola em seu papel formativo deve orientar e esclarecer aos estudantes sobre as regras e normas determinadas, para promover organização.

            O respeito aos direitos e limites alheios é de fundamental importância na convivência dentro da Escola e no desempenho escolar do aluno.

 

ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Alunos com necessidades especiais com acompanhamento(atual) de profissional específico da área e com relatório ou diagnóstico, serão avaliados através de um plano estabelecido entre escola/responsáveis/profissional que atende o aluno, afim de proporcionar  uma condição especial de atendimento  dentro das  possibilidades da escola.

Aos alunos sem acompanhamento, relatório ou diagnóstico atual, não serão atendidos dentro do parâmetro acima condicionado.

 

É DIREITO DO ALUNO

 

 

a)    Ser respeitado por todo o pessoal da Escola e pelos colegas;

b)   Ser considerado, ouvido e valorizado em sua individualidade, sem comparação nem preferência;

c)    Ser orientado, sem discriminação de credo religioso, convicção política, de raça e de cor;

d)   Ser orientado em suas dificuldades;

e)    Ser ouvido em suas queixas ou reclamações;

f)     Receber os resultados dos trabalhos e tarefas devidamente avaliados e analisados no contexto de rendimento;

g)   Recorrer dos resultados das avaliações de seu desempenho dentro do prazo estipulado pela Escola.

 

 

 9 – DEVERES DO ALUNO

 

É DEVER DO ALUNO

 

 

a)    Comparecer pontualmente às aulas, avaliações e outras atividades preparadas e programadas;

b)   Incumbir-se das obrigações que lhe forem atribuídas pela direção e professores;

c)    Tratar com respeito professores, funcionários e colegas;

d)   Manter seu material escolar em ordem;

e)    Justificar sua ausência quando solicitada;

f)     Apresentar-se com asseio e devidamente trajado, respeitando a obrigatoriedade do uso do uniforme escolar;

g)   Usar de probidade na execução das provas, avaliações e demais atos escolares;

h)   Participar, com interesse, de todos os trabalhos solenidades e festas escolares;

i)     Indenizar pelo prejuízo quando produzir danos materiais ao estabelecimento ou a objetos de propriedade de colegas, funcionários ou professores, segundo os critérios e normas da Direção Geral;

j)     Permanecer no recinto escolar e dele não se ausentar, sem ordem da Direção ou da Coordenação e Departamento de Orientação Educacional.

k)    Manter em dia seus compromissos com a Tesouraria;

l)     Atender a convocação da Direção ou Professores.

m)  Manter sua carteira sem nenhuma escrita

n)   Não apoiar os pés nas paredes do pátio e ou sala de aula

 

      10 – PROIBIÇÕES

 

É PROIBIDO AOS ALUNOS

 

 

a)    Promover, sem autorização da Diretoria, rifas ou vendas de qualquer espécie;

b)   Promover algazarras dentro do estabelecimento ou em suas imediações;

c)    Portar rádios com fone de ouvidos, aparelhos de som, mp3, mp4, mp5, etc, ipod, iphone ou similares, celulares, ou objetos estranhos, revistas ou livros desaconselháveis e uso de corretivos líquidos (branquinho) error-ex.

d)   Ocupar-se durante as aulas, da execução de qualquer trabalho estranho às mesmas;

e)    Praticar, dentro ou fora da Escola, atos ofensivos à moral  e ao pudor;

f)     Fumar nas salas de aula e demais dependências da Escola;

g)   Gravar nas paredes ou em qualquer parte da Escola, sinais gráficos. Estando assim, sujeitos às penalidades determinadas pela Escola.

h)   Mascar “chiclete” e chupar pirulitos, e ingerir qualquer tipo de alimento  dentro da sala de aula ou utilizar produtos que possam gerar dependência.

i)     Está terminantemente proibido o uso de: bonés, chapéus ou similares, exceto somente nas aulas de Educação Física.

j)     Está terminantemente proibido o uso de celulares OU SIMILARES na escola

k)    Uso inadequado das redes sociais que ofenda os princípios da cidadania, ética, religião e qualquer tipo de  discriminação com colegas regularmente matriculados na escola e com a Instituição de Ensino

 

 

11 – ESTACIONAMENTO -  Estará à disposição dos alunos para entrarem com suas bicicletas e ou motos, não ficando a escola com nenhuma responsabilidade de danos ou perdas de quaisquer objetos e ou veículos dentro deste local.

 

12 – NATAÇÃO – Todos os alunos inscritos para as aulas de natação e/ou Hidroginástica,  deverão entrar pelo portão principal(Estacionamento) da escola, respeitando os horários marcados para início e término das aulas.

 

13 –  MATERIAL DIDÁTICO

 

            Adequado aos modernos padrões de ensino e atualizados pelas novas tendências de pesquisa, o material didático é imprescindível ao Sistema de Ensino POSITIVO.

            Especializado no Sistema Pedagógico desenvolvido pela Escola, é fornecido exclusivamente aos nossos alunos e adaptado ao Programa de Ensino Positivo.

            O aluno deverá estar sempre de posse do material para acompanhar as aulas e obter um bom rendimento, não podendo permanecer em sala de aula sem o mesmo, inclusive os dicionários de Língua Portuguesa, Inglesa e Espanhola, bem como os Cadernos de Atividades E. Fundamental II(Língua Portuguesa e Matemática e Caderno de Produção de texto) – Ensino Médio (Língua Portuguesa, Biologia, Matemática, Química e Física – Exercícios de Vestibulares)

OBS: Qualquer objeto deixado na recepção não será de responsabilidade da escola.

 

14 –  SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE RENDIMENTO (A.R) – CALENDÁRIO

 

      As avaliações em 2017 serão da forma tradicional (1º ano ao 2º Ensino Médio)– AV.M (Avaliação Mensal) e AV.B (Avaliação Bimestral) e o simulado encerrando o Bimestre. As avaliações Mensais e Bimestrais serão compostas de 10 Questões podendo conter testes e  abertas perfazendo um geral de  10 pontos.

Ao final de cada bimestre os alunos do Ensino Fundamental até o  2 ano Ensino Médio, farão o simulado sendo composto por 8 questões em testes valendo 1,25 cada teste, perfazendo um total de 10,0 pontos cada avaliação.

 

                Ao final de cada bimestre os alunos do Ensino Fundamental e Médio, farão o simulado.   Lembramos ainda que o simulado  para o ensino médio será como uma avaliação normal e a nota será por disciplina com 08 questões cada e  terá o valor de 1,25 ponto,  perfazendo o total 10,0 pontos.

 

      O Rendimento final dessas Avaliações irá compor a média provisória bimestral de cada uma das disciplinas do currículo.

 

 

      As Avaliações do 3º Ensino Médio em 2017 serão:

1 – Simulado – será composto por 10 testes por disciplina. Quando a disciplina divide frente permanecem 05 testes para cada frente.

 

1.1 – Segundo Simulado – será composto por 08 questões abertas, quando em alguma disciplina acontecer de dividir frente  permanecerá duas questões para cada  frente. Podendo acontecer mais de dois simulados no bimestre.

 

        1.2- Horário do simulado –  período da tarde.

     

.       Para os alunos do  3 ano do Ensino Médio o simulado é similar à prova da 1ª fase da FUVEST.

 

Assim, estaremos, desde o primeiro ano do Ensino Médio, familiarizando o aluno com os tipos de provas dos Principais Vestibulares do país.

 

 

 

 

15 –  INFORMAÇÕES  IMPORTANTES AOS PAIS

 

A – O Calendário de avaliações estará no site www.liceupaulofreire.com.br e no facebook da escola Liceu Paulo Freire. Lembrando que a matéria da prova será marcada pelo próprio professor da disciplina..

B – As avaliações serão arquivadas na escola. Que estarão à disposição dos alunos e pais Estas avaliações serão analisadas pelos alunos em sala de aula e ou pais poderão ligar e marcar horário com a coordenadora para que possa ter acesso a estas provas.

C - Os pais que por quaisquer motivos não possam comparecer à escola em horários marcados ou reuniões para verificação das notas dos filhos, poderão entrar em contato com a Coordenadora pelo telefone (3818-2733) ou marcar um horário especial que melhor possa facilitar sua presença junto à Escola, desde que agendado com antecedência.

D - TAMBÉM ESTARÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DO NOSSO SITE NA INTERNET (www.liceupaulofreire.com.br), avisos e comunicados importantes, bem como os trabalhos e ou atividades que deverão ser realizadas através do Portal Positivo, cuja senha cada aluno já recebeu.

E - Estará no site também  o calendário Escolar, o Calendário de Avaliações, datas de todos os simulados e datas de reuniões de pais. Desde já, deixando claro que estas datas podem ter mudanças.

.

F – O Liceu Paulo Freire também possui uma parceria com uma Psicopedagoga, que fará um trabalho diagnóstico ( simples). Durante o ano letivo os professores e os responsáveis informarão à coordenação possíveis situações que por ventura possam ocorrer e se houver a necessidade de uma orientação (diagnóstica) mais detalhada será agendado junto à secretaria da escola um horário com a Psicopedagoga.

 

16 – Cálculos Da Média Provisória / Nota do Simulado / Média Final De Cada Bimestre:

 

 

16.1Média Provisória – É formada por todas as notas de Avaliações e ou trabalhos durante todo o bimestre

 

 

 

16.2 - Cálculo das Notas das Avaliações (E. Fundamental I, Ensino Fundamental II e E. Médio)

 

Será feita com a Média Aritmética Simples, soma-se todas as nota de avaliação Mensal, avaliação Bimestral e Simulado  e divide por três obtendo uma média. Trabalho realizado durante o bimestre e nota de participação estará valendo de 0,0 a 1,0 ponto acrescentado na média do bimestre.

 

Ex:

Valor da AR

AV. M

10,0

AV. B

10,0

Simulado

 

Total

30

Cálculo da Média Provisória

 

Inglês

6,0

3,0

1,3

10,3

10,3/3 =  3,4

Português

7,0

6,0

4,0

17,0

17,0/3 = 5,6

História

5,0

1,0

2,5

8,5

8,5/3 =   2,8

Geografia

2,0

3,0

6,0

11,0

11/3 = 3,6

 

16.3 - Cálculo da Média Final do Bimestre (Ensino. Fund. e Ensino. Médio)

 

Média Provisória do Bimestre + RO (Recuperação Obrigatória)

2

 

17 - DAS RECUPERAÇÕES

 

I – RECUPERAÇÃO BIMESTRAL  - RO

No final de cada bimestre, exceto no 4º Bimestre, que finalizado o mesmo a nota que o aluno obtiver será a média final do 4º bimestre.  Visando atender os alunos com rendimento insatisfatório que serão submetidos obrigatoriamente a esse período de recuperação, e após este período uma avaliação.

 

 

17.1 –  CALENDÁRIO DE RECUPERAÇÕES BIMESTRAIS

 

Calendário de RO – 1º Bimestre 2017 – ENSINO FUNDAMENTAL II

Obs.: Horário sujeito as mudanças

 

Horário das Recuperações – 14:00 h.

 

04/04 – 3ª Feira

05/04 – 4ª Feira

06/04 – 5ª Feira

Português

Geografia

Matemática

História

Ciências

Artes

Inglês

Espanhol

Filosofia

 

 

 

 

 

Calendário de RO – 2º Bimestre 2017 – ENSINO FUNDAMENTAL II

 

Horário das Recuperações – 08:00 h.

 

04/07 – 3ª Feira

05/07 – 4ª Feira

06/07 – 5ª Feira

Português

Geografia

Matemática

História

Ciências

Artes

Inglês

Espanhol

Filosofia

 

Calendário de RO – 3º Bimestre 2017 – ENSINO FUNDAMENTAL II

 

Horário das Recuperações – 14:00 h.

 

03/10 – 3ª Feira

04/10 – 4ª Feira

05/10 – 5ª Feira

Português

Geografia

Matemática

História

Ciências

Artes

Inglês

Espanhol

Filosofia

 

Calendário de RF(RECUPERAÇÃO FINAL)  –2017 – ENSINO FUNDAMENTAL II

Horário da Recuperação Final (RF)  – 08:00 h.

12/12 – 3ª Feira

13/12 – 4ª Feira

Português

Geografia

História

Ciências

Inglês

Matemática

Espanhol

Artes

 

 

 

Calendário de RO – 1º Bimestre 2017 – ENSINO MÉDIO

Horário das Recuperações – 14h00min

04/04 – 3ª Feira

05/04 – 4ª Feira

06/04 – 5ª Feira

Geografia

Matemática

Biologia

Física

História

Português

Inglês

Química

Filosofia

 

 

Literatura

 

Calendário de RO – 2º Bimestre 2017– ENSINO MEDIO

Horário das Recuperações – 14h00min

04/07 – 3ª Feira

05/07 – 4ª Feira

06/07 – 5ª Feira

Geografia

Matemática

Biologia

Física

História

Português

Inglês

Química

Filosofia

 

 

Literatura

 

Calendário de RO – 3º Bimestre 2017 – ENSINO MÉDIO

Horário das Recuperações – 14h00min

03/10 – 3ª Feira

04/10 – 4ª Feira

05/10 – 5ª Feira

Geografia

Matemática

Biologia

Física

História

Português

Inglês

Química

Filosofia

 

 

Literatura

 

Calendário de RF (RECUPERAÇÃO FINAL)  – 2017 – ENSINO MÉDIO

Horário da Recuperação Final (RF)  – 08:00 h.

12/12 – 3ª Feira

13/12 – 4ª Feira

Geografia

Matemática

Física

História

Inglês

Química

Biologia

Literatura

Artes

Português

 

II – MÉDIA FINAL ANUAL

Para obtermos a média final anual, basta somarmos as notas dos 4 bimestres e dividirmos por 4. O aluno com rendimento igual ou superior a 5,0 está aprovado, o aluno com rendimento inferior a 5,0 está de Recuperação Final em até 03 disciplinas, se for em 04 disciplinas ou mais ele estará reprovado sem direito à recuperação final.

 

III – RECUPERAÇÃO FINAL

Após a avaliação do Conselho de Classe e de Professores, o aluno que não obtiver, na respectiva disciplina, média satisfatória (5,0), ficará para Recuperação Final (RF). Observando-se que o Regimento Escolar não permite que o aluno fique em (RF) em mais de 03 disciplinas.

Neste caso o aluno será reprovado sem direito à recuperação.

 

 

IV-  CÁLCULO DA RECUPERAÇÃO FINAL

O aluno fará uma prova no valor de 10 pontos.  Soma-se a Média Final do aluno após o término do 4º bimestre com a nota da Recuperação Final e divide-se por 2. Se a nota for igual ou superior a 5,0 o aluno estará aprovado, caso contrário o aluno estará retido na respectiva disciplina.

 

18 -   REGRAS  DAS AVALIAÇÕES

      O aluno deve respeitar as boas normas de conduta:

 

a)    Antes de vir para o Colégio, o aluno deve verificar se está de posse do material a ser utilizado nas avaliações. Não será permitido emprestar material durante a realização das avaliações.

b)   O aluno deverá acomodar-se em silêncio e rapidamente para não atrasar o início das mesmas.

c)    As avaliações assim recomendadas deverão ser realizadas à caneta.

d)   Interpretar com cuidado e atenção cada questão. A interpretação de cada questão faz parte da realização da avaliação.

e)    As questões discursivas de Química, Matemática e Física, deverão constar a resolução e os cálculos e/ou fórmulas usadas no seu desenvolvimento.

f)     Não olhe para os lados durante as mesmas, evite atitudes suspeitas que pode ocasionar a anulação da avaliação, que  será feita pelo responsável da sala, sem que o aluno possa recorrer da decisão.

g)   Estude sempre e regularmente para manter um bom nível de rendimento escolar.

h)   Todas as avaliações (exceto o simulado) serão realizadas nas aulas dos respectivos professores conforme calendário entregue para todos os alunos.

 

19 - AVALIAÇÕES SUBSTITUTIVAS – (Ensino Fundamental I,  II e Ensino Médio.)

 

O ALUNO QUE PERDER QUALQUER AVALIAÇÃO PODERÁ FAZER A PROVA SUBSTITUTIVA, DESDE QUE O MESMO APRESENTE NA SECRETARIA UM ATESTADO MÉDICO ATÉ 24 HORAS APÓS A REALIZAÇÃO DA(S) MESMA(S) E O COMPROVANTE DE PAGAMENTO DA TAXA DE R$ 10,00 (DEZ REAIS) POR PROVA, A SER AGENDADA LOGO APÓS O ATESTADO MÉDICO E O PAGAMENTO DA TAXA FOR ENTREGUE À COORDENAÇÃO. CASO CONTRÁRIO O ALUNO EM QUESTÃO NÃO TERÁ DIREITO DE FAZER A AVALIAÇÃO.

 

Obs: OS SIMULADOS E AVALIAÇÕES DE RECUPERAÇÃO NÃO PODERÃO SER APLICADOS AOS ALUNOS FORA DAS DATAS MARCADAS, SEM EXCEÇÃO.

 

 

19.2SECRETARIA  (NOTAS, FALTAS E DOCUMENTOS)

           

            Sempre que houver dúvidas quanto à situação de notas ou faltas, dependências, trabalhos escolares, adaptações ou calendário escolar, o aluno deverá recorrer à Secretaria para a verificação do caso.

            O aluno deve procurar a secretaria ainda, quando houver dúvidas em relação aos itens:

a)    Documentação

b)   Atestados

c)    Adaptações

d)   Reciclagem

e)    Faltas por motivo de doença

f)     Dependência

g)   O aluno que necessitar de atestado médico que o impossibilite de praticar qualquer atividade física, o mesmo deverá apresentar um trabalho de acordo com o conteúdo trabalho manuscrito para o professor ou coordenação dentro da data marcada pelo professor. Após esta data todas as faltas serão lançadas e não mais alteradas.

h)   O aluno com atestado médico deverá fazer um trabalho bimestralmente.

 

 

20 – DOCUMENTAÇÃO

 

            Para a regularização da matrícula do aluno, todos os documentos exigidos na Matrícula deverão ser entregues até o início das atividades.

            Não sendo cumpridas as exigências a matrícula poderá ser cancelada.

            A escola terá 30 dias para a entrega de quaisquer documentos solicitados pelos alunos e ou responsáveis, mediante o pagamento da taxa de R$20,00(vinte reais).

 

 

21 – DEPARTAMENTO  FINANCEIRO

            A escola pede atenciosamente para que todos respeitem as datas de vencimento dos boletos bancários referentes às mensalidades, pois serão cobrados 2% de multa mais juros de mora diária . após os respectivos vencimentos, haja vista que a escola também tem seus compromissos.

O pagamento das mensalidades será efetuado somente através de boletos bancários nas agencias credenciadas, não mais sendo efetuados na secretaria da escola em nenhuma hipótese.

 

MATRÍCULA PARA 2017–CONDIÇÕES ESPECIAIS  E BONIFICAÇÃO PARA OS INADIMPLENTES

 

            Para os pais que pagarem pontualmente as mensalidades e material didático de Janeiro a Dezembro/2016, terão como forma de benefício:

Efetivação da rematrícula para 2017 nos meses de outubro e novembro de 2016 com o mesmo valor da mensalidade de 2016.

Aos responsáveis que tiveram atraso em uma ou mais mensalidades e material didático durante o ano de 2016 deverão pagar sua rematrícula com os preços estabelecidos para o ano de 2017 sem desconto ou qualquer benefício.

 

 

22 – DEPARTAMENTOS DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

 

O Departamento de Orientação Educacional está preparado para acompanhar a               vida escolar do aluno. Os problemas disciplinares ou dificuldades de qualquer                                natureza serão tratados com a máxima atenção, orientados no sentido de ajudar                                o aluno a vencer suas dificuldades, relacionamento e contribuir para a sua correta formação.

A escola conta também com a parceria de uma psicopedagoga , que estará à disposição dos Pais e Alunos para os respectivos atendimentos, no sentido de se estabelecer apenas os diagnósticos. Os tratamentos necessários deverão ser efetuados por outros profissionais.

Havendo a necessidade de atendimento da profissional acima citada, os responsáveis deverão efetuar o pedido na secretaria da escola.

 

 

23 – UNIFORME

 

            A identificação do aluno personalizado, entre outras vantagens, aumenta a sua proteção e segurança, daí a importância da obrigatoriedade do UNIFORME.

            O aluno deverá estar uniformizado durante sua permanência na escola, seja em período de aula, aulas extras, aulas no período vespertino, avaliações ( Simulados, recuperações, substitutivas),  bem como as aulas de teatro e Educação Física .

 

24 – REUNIÕES BIMESTRAIS E REUNIÕES ESPECÍFICAS

 

            Ao término de cada bimestre será realizada uma reunião de pais para que possamos conversar e analisar a vida escolar dos nossos alunos.

            As datas dessas reuniões estão determinadas no calendário escolar, podendo a direção altera-las em qualquer época.

            As reuniões específicas acontecem de acordo com a necessidade da escola e/ou dos pais/responsáveis em conversar sobre o aluno mais detalhadamente. Neste caso a Coordenação marcará entrevista com antecedência.

 

 

24.1 – DATAS DAS REUNIÕES BIMESTRAIS – 2017

BIMESTRE

DATA DA REUNIÃO

HORÁRIO

Reunião Início Ano Letivo

03/02/2017

Ens. Fund II e Ens. Médio – 19:00

1º Bimestre

17/04/2017

17/04/2017

18//04/2017

6º e 7º ano – 18:30 h

8º e 9º ano – 19:00 h

1º ,2º e 3º Col.  19:30 h

2º Bimestre

03/08/2017

03/08/2017

04/08/2017

04/08/2017

Educação Infantil– 18:00 h

1ºao 5º Ano Fund I – 19:30 h

6º ao  9º ANO - 18:00 h

1º, 2º e 3º E.M - 19:30h 

3º Bimestre

17/10/2016

17/10/2016

18/10/2016

6º e 7º ano – 18:30 h

8º e 9º ano – 19:00 h

1º ,2º e 3º Col.  19:30 h

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Obs: As demais reuniões da Educação Infantil e Ensino Fundamental I serão realizadas bimestralmente  em datas e horários a serem marcados durante o ano Letivo e avisadas com antecedência. Sujeito às mudanças.

 

24.2 – DATAS DOS SIMULADOS – ENSINO FUNDAMENTAL II  E MÉDIO – 2017

 OBS: Sujeito a mudanças.

1º Bimestre – 07/04/2016 (6ª Feira) – Horário 07:10 h

2º Bimestre – 01/07/2017 (sábado) – Horário 07:10 h

3º Bimestre – 06/10/2017 (sexta- feira)  – Horário 07:10 h

4º Bimestre – 29/11/2017 (4ª Feira)  – Horário 07:10 h

 

 

25 – ATIVIDADES  EXTRACLASSE

Excursões

Passeios Culturais

Festa Junina

Jogos Internos

Teatro

 

Não é obrigatória a participação dos alunos nas atividades Extra-Classe, mas se o responsável autorizar, o mesmo deverá de cumprir com o compromisso.

 

26 – TEATRO

Do 6º ao 9º Ano a participação é obrigatória.

 

.       Se houver alguma apresentação de teatro, a confecção de roupas quando necessário será obrigatoriamente de tecido com valor acessível, ou TNT.

 

27 – FORMATURAS

            Não é de responsabilidade da escola a organização de FORMATURAS (Festa, eventos para arrecadação, convites, etc..).

            A formatura é um ato Extra Classe, devendo a escola orientar quando requisitada na formação de uma comissão de formatura para organização da  mesma.

            OBS: O aluno que for retido ao final do ano, não poderá participar da solenidade de formatura da escola bem como não terá o direito à devolução da quantia paga pela formatura no decorrer do ano.

 

            Ninguém é obrigado a participar das festividades de formatura.

 

            A escola deve proporcionar aos alunos ou responsáveis a entrega dos documentos de conclusão, na secretaria da escola ou em local previamente estabelecido.

 

            O mesmo é estabelecido para as formaturas da Educação Infantil.

 

28- ALUNOS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

 

         A escola irá trabalhar diferenciada com estes alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem perante um laudo médico ou psicopedagógico. Que este seja acompanhando com estes profissionais durante o ano letivo. Através de orientações poderemos trabalhar com portfólios ou outras atividades de acordo com orientações do professor da sala de aula.

 

 

LIVROS DE LITERATURA PARA O ANO LETIVO DE 2017

 

 

Todos os alunos farão avaliações dos livros de literatura mencionados abaixo, conforme data  marcada no calendário de Avaliações.

O livro é obrigatório para leitura em sala de aula, caso o aluno não esteja com  o livro no dia da aula,  estará perdendo pontos na  respectiva disciplina.

 

 

 

 

6º ANO
 

LIVROS

EDITORA

1º Bimestre – O Menino sem imaginação

Autor: Carlos Eduardo Novaes

 152 páginas

 

Ática

2º Bimestre – Pollyana

Original de Eleanor Porter

Adaptação de João A. Carrascoza

64 páginas

 

Ática

3º Bimestre  - Viagens de Gulliver

Autor: Jonathan Swift

Traduzido e adaptado por Cláudia Lopes

Ilustrações de Mariângela Haddad

136 páginas

 

Ática

4º Bimestre  - O Rei Artur e os cavaleiros da Távola Redonda

Autor:  Thomas Malory

Traduzido e adaptado por Ana Maria Machado

Ilustrações de Sérgio Niculitcheff

80 páginas

 

Scipione

 

 

 

7º ANO
 

LIVROS

EDITORA

1º Bimestre  - O Alienista

Original de Machado de Assis

Arte de César Lobo

Roteiro de Luiz Antônio Aguiar

Clássicos Brasileiros em HQ

72 páginas

 

 

Ática

2º Bimestre –  Triste Fim de Policarpo Quaresma

Original de Lima Barreto

Roteiro e desenhos de César Lobo

Adaptação e roteiro de Luiz Antônio Aguiar

Clássicos Brasileiros em HQ

80 páginas

 

 

Ática

3º Bimestre -  Sete desafios para ser rei

Autor: Jan Terlouw

176 páginas

 

Ática

4º Bimestre  - A Escrava Isaura

Original de Bernardo Guimarães

Arte de Guazzelli

Roteiro de Ivan Jaf

Clássicos Brasileiros em HQ

72 páginas

 

 

Ática

 

 

8º ANO

 

LIVROS

EDITORA

1º Bimestre –  Dez dias de cortiço

Autor: Ivan Jaf

136 páginas

 

Ática

2º Bimestre  - O mistério da Casa Verde

Autor: Moacyr Scliar

88 páginas

 

Ática

3º Bimestre  - O Sertão vai virar mar

Autor: Moacyr Scliar

120 páginas

 

Ática

4º Bimestre  -  No alto da serra

Autor: Álvaro Cardoso Gomes

112 páginas

 

Ática

 

 

 

 

9º ANO

 

LIVROS

EDITORA

1º Bimestre –  Dom Casmurro

Original de Machado de Assis

Arte de Rodrigo Rosa

Roteiro de Ivan Jaf

Clássicos Brasileiros em HQ

88 páginas

 

 

 

Ática

 

 

 

2º Bimestre – Amor de perdição

Autor: Camilo Castelo Branco

Adaptado por Renata Pallottini

Ilustrações de Ricardo Costa

80 páginas

 

 

Scipione

3º Bimestre  - Noite na taverna

Original de Álvares de Azevedo

Arte de Arthur Garcia, Franco de Rosa, Rodolfo Zalla, Rubens Cordeiro, Seabra e Walmir Amaral

Roteiro de Reinaldo Seriacopi

Clássicos Brasileiros em HQ

96 páginas

 

 

 

Ática

4º Bimestre  - Memórias póstumas de Brás Cubas

Autor: Machado de Assis

Adaptado por José Louzeiro

Ilustrações de Rogério Borges

96 páginas

 

 

Scipione

 

1º E.M

  

BIMESTRE

LIVRO

1º Bimestre

1 – O Primo Basílio (Eça de Queiroz)

2-   Quincas Borba (Machado de Assis)

 

2º Bimestre

1-       O amor de Perdição ( Camilo Castelo Branco)

2-       O Seminarista ( Bernardo Guimaraes)

3º Bimestre

1 – Casa de Pensão (Aluisio de Azavedo)

2 – Lucíola (José de Alencar)

 

4º Bimestre

1 – Vidas Secas (Graciliano Ramos)

2- O Sertanejo (José de Alencar)

 

 

 

2º E.M

 

BIMESTRE

LIVRO

 

 

 

1º Bimestre

1 – Memórias Póstumas de Brás Cubas –Machado de Assis

2 – O Alienista – Machado de Assis

2º Bimestre

1 – A normalista (Adolfo Caminha)

2 – O cortiço (Aluísio de Azevedo)

3º Bimestre

1 - Angústia (Graciliano Ramos)

2- Laços de Família (Clarice Lispector)

4º Bimestre

1 – Dom Casmurro ( Machado de Assis)

2 – Memórias de um Sargento de Milícias (Manoel A.Almeida)

 

3º E.M

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BIMESTRE

LIVRO

1º Bimestre

Vidas Secas (Graciliano Ramos)

 

Til (José de Alencar)

 

 

2º Bimestre

Sagarana ( Guimarães Rosa)

 

Triste fim de Policarpo Quaresma( Lima Barreto)

 

 

3º Bimestre

Quincas Borba (Machado de Assis)

 

Incidente de Antares (Érico Veríssimo)

 

Amar verbo intransitivo (Mário de Andrade)

4º Bimestre

Iracema (José de Alencar)

 

Memórias de um Sargento de Milícias (Manoel A. Almeida)

 

 

     

 

 

28 – PRINCIPAIS MUDANÇAS PARA 2017

 

28.1 Mudanças para 2017 – Educação Infantil – Ensino Fundamental I

1 – Entrada na escola – Favor respeitarem os horários de entrada e Saída. A partir de 2017, somente os alunos do Maternal (Manhã e Tarde) entrarão e sairão pela Secretaria. Os alunos das demais séries do Fundamental I, a entrada será pelo portão Principal e a saída pelo Portão da rua Curitiba. Lembramos ainda que o horário de saída dos alunos do período vespertino é das 17:00 às 17:10 h, após este horário todos deverão sair pelo portão principal

2 – Maternal, Educação Infantil, Ensino Fundamental I - Aniversários na escola e ou fora/entrega de convites (Para todos ou para ninguém). Lembramos ainda que os aniversários na escola (Somente as 6ªs  Feiras) deverão ser agendados com 01 mês de antecedência para que possamos nos organizar.

3 – O aluno que perder qualquer avaliação por qualquer motivo, após o responsável preencher o requerimento (até 48 horas após a realização da mesma) e fazer o devido pagamento  da avaliação substitutiva – Valor R$10,00 por avaliação.

4 – Qualquer pai ou responsável que necessitar falar com a(s) professora(s), deverá primeiramente agendar um horário com a Coordenadora. Após este agendamento, se houver necessidade, a Coordenadora agendará um horário com a(s) respectiva(s) professora(s).

5 – Todas as demais normas da escola se encontram no BILI (Boletim Informativo do Liceu), em nosso site. (www.liceupaulofreire.com.br)

 

Eu ___________________________________________ responsável pelo(a) aluno(s)_____________________________________do ______Ano, li e concordo com as normas acima.                                                 São Joaquim da Barra, ____/_____/2017.

_________________________________

              Assinatura do Responsável

 

29 – CALENDÁRIO ANUAL

   LICEU PAULO FREIRE

      Entidade Mantenedora Paulo Freire S/S Ltda - Rua Curitiba, 269 – Vila Deienno - São Joaquim da Barra/SP-Cep 14600-000 - Tel: (16) 3818 2733.

Autorização de Funcionamento-Portaria da Delegacia de Ensino de São Joaquim da Barra, de 23/1/98-Publicação no D.O.E. de 24/1/98 - pág. 49.

CALENDÁRIO 2017

             Janeiro/2017           

 

Fevereiro/2017

 

Março/2017

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25 – Planejamento / Inicio do Ano Letivo

Dias Letivos: 05

 

 

27:  Suspensão das Atividades

28: Carnaval

Dias Letivos: 18

 

 

01: Cinzas

Dias Letivos: 22

 

Abril/2017

 

Maio/2017

 

Junho/2017

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1 - Simulado

14: Paixão de Cristo / 16- Pascoa

21: Tiradentes

Dias Letivos: 19

 

 

1º : Dia do Trabalho

13- Atividade Cultural Dia das Mães

30: Aniversário da Cidade

Dias Letivos: 22

 

15: Corpus Christi

16: Suspensão das Atividades

24: Atividade Cultural ( Festa Junina)

Dias Letivos: 21

 

Julho/2017

 

Agosto/2017

 

Setembro/2017

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Férias : 29 Dias

 

 

 

1-   Férias

12- Atividade Cultural Dia dos Pais

Dias Letivos: 23

 

07: Independência do Brasil

08: Suspensão das Atividades

16: Feira de Conhecimento

30- Simulado

Dias Letivos: 21

 

 

 

 

 

Outubro/2017

 

Novembro/2017

 

Dezembro/2017

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12: Nossa Senhora Aparecida

13: Suspensão das Atividades

15: Dia do Professor

Dias Letivos: 20

 

02: Finados

03: Suspensão das Atividades

15: Proclamação da Republica

25- Simulado

Dias Letivos: 20

 

13: Conselho de Classe

14: Divulgação Resultados Finais

15: Encerramento do Ano Letivo

Dias Letivos: 11

                                               


 

 

            É fornecido aos alunos, no início do bimestre, um calendário de programações de aulas e avaliações, contendo a matéria e a data das mesmas. Este calendário deve ser observado constantemente pelos alunos, fazendo parte da sua obrigação diária O calendário escolar 2017, poderá ser modificado a qualquer momento sem comunicação prévia.

Anexamos o calendário anual das atividades escolares

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contato

Liceu Paulo Freire
Rua: Curitiba, 269
São Joaquim da Barra
14.600-000

(16) 3818-2733
(16) 99998- 5362 (Ctbc)
(16) 99387-6142 (Claro)

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