4 filmes sobre tecnologia para assistir com os filhos

27/10/2017 07:44

Considerando a inegável presença da tecnologia na nossa vida, é importante estimular as crianças e os adolescentes a refletir sobre ela e, principalmente, sobre o uso útil e saudável dela. Em casa, os pais precisam ser os mentores digitais dos filhos. Mas como propor essa discussão sem estresse?

Que tal parar tudo para uma sessão de cinema em família? Pedimos ajuda ao jornalista, roteirista e comentarista de cinema, Marden Machado, que nos indicou quatro filmes sobre tecnologia.  Uma oportunidade para pais e filhos passarem mais tempo juntos e, também, para conversarem sobre o uso responsável das mídias digitais.

Confira a classificação de cada um e bom filme!

Minority Report: A Nova Lei (2002)

O filme é dirigido por Steven Spielberg e se passa no ano de 2054. Há um sistema que permite que crimes sejam previstos com precisão, o que faz com que a taxa de assassinatos caia para zero. Mas um problema começa quando o detetive John Anderton, um dos principais agentes no combate ao crime, descobre que foi previsto um assassinato que ele mesmo irá cometer, colocando em dúvida sua reputação ou a confiabilidade do sistema. Classificação: livre.

Steve Jobs (2015)

A história do criador do iPhone é contada em três atos bem marcados. O primeiro, em 1984, quando é lançado o Macintosh. Depois, pula para 1988, quando é apresentado o NeXT Computer. E, finalmente, 1998, no lançamento do iMac. Além disso, há uma subtrama familiar baseada no relacionamento de Jobs com a sua filha Lisa. O filme não alcançou o sucesso esperado nas bilheterias, mas, sem dúvida, retrata muito da vida e dos feitos de Steve Jobs. Classificação: livre.

A Rede Social (2010)

A história de Mark Zuckerberg e do Facebook. Com direção de David Fhincher, o filme mostra o início da rede, dentro da Universidade de Harvard, e as brigas entre Zuckerberg e os outros fundadores, como o brasileiro Eduardo Saverin. O filme ganhou três Oscars e foi indicado a outros cinco, como o de melhor filme do ano. Classificação: 14 anos.

Ela (2013)

Conta a história de um homem que se apaixona por um sistema operacional, que tem a voz de Scarlett Johansson. O filme mostra de maneira delicada uma relação muito íntima entre uma pessoa e um sistema de inteligência artificial. É um retrato interessante de como a nossa relação com um computador ou um dispositivo eletrônico pode mudar no futuro. O diretor e roteirista Spike Jonze ganhou um Oscar por melhor roteiro original. O filme ainda foi indicado para outras quatro categorias na premiação. Classificação: 14 anos.

 

Voltar

Contato

Liceu Paulo Freire
Rua: Curitiba, 269
São Joaquim da Barra
14.600-000

(16) 3818-2733
(16) 99998- 5362 (Ctbc)
(16) 99387-6142 (Claro)

© 2016 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Denise Pinto.