Seis dicas para o seu filho gostar de ler

09/08/2017 21:41

Baixe o arquivo ilustrado: ebook_SPE.pdf (1277407)

1) Respeite o gosto da criança
Ter prazer com a leitura é essencial, e aprender a escolher por conta própria faz parte da formação do leitor. Ajude na seleção de opções, mas deixe a criança decidir o que vai ler.

2) Crie o ambiente ideal
Facilite a vida da criança. Providencie um local confortável e bem iluminado para a leitura, guarde os livros em um lugar onde a criança possa pegá-los por conta própria e desligue a televisão.

3) Visite livrarias e bibliotecas
Livrarias e bibliotecas têm acervos maiores e mais interessantes do que os de nossas casas e geralmente contam com espaços exclusivos para crianças. Use esses ambientes para fortalecer o gosto pela leitura.

4) Use a tecnologia a favor
E-books com recursos audiovisuais são divertidos e tablets permitem armazenar muitos títulos em pouco espaço. Saiba utilizar os recursos tecnológicos sem abandonar a magia do livro impresso.

5) Entre na brincadeira
Representar personagens dos livros, buscar informações sobre a época retratada ou na qual a obra foi escrita, visitar locais que ajudem a ilustrar as histórias. Tudo é válido para criar encanto em torno da leitura.

6) Não deixe virar obrigação
A criança deve encarar a leitura como uma grande brincadeira. Incentive o hábito, mas sem forçar.