Teatro - Jogo do Aeroporto - Fica a Dica

26/07/2018 15:26

Esse jogo pode ser usado para diversas idades. O que muda é a maneira de aplicar e conduzir. O objetivo é trabalhar a construção do lugar de uma cena, escuta e concentração.

Organização espacial da Sala: Se tiver uma sala sem carteira, melhor. Do contrário, peça que a turma recue as cardeira para lateral e fundo, de maneira que fique um corredor no meio da sala.
Descrição: Delimite no meio da sala a área do jogo: Um retângulo de aproximadamente 2mt de cumprimento e 1mt de largura (pode ricascar com giz, com fita crepe ou apenas indicar os limites).

Peça que os alunos sentem fora do espaço do jogo - de preferência nas laterais, pois assim poderão observar o jogo.

O retângulo delimitado representa uma área de pouso do aeroporto. Objetos de vários tamanhos (livros, apagadores, sapatos, mochilas, cadeiras, canetas, etc) são colocados aleatóriamente nesta área. Os jogadores se dividem em duplas (ou são escolhidos aleatóriamente pelo professor).

Um dos jogadores é o piloto do avião que fica em uma das extremidades do retângulo (este terá seus olhos vendados), o outro jogador é a "torre de comando" e ficará do lado oposto do retângulo.

Devido a pouca visibilidade, a torre deve guiar o piloto para que este possa fazer uma aterrissagem sem perigo até o final da pista de pouso, o mais próximo possível da torre.

Para jogar, são vedados os olhos do piloto e ele deve ouvir a torre para passar os obstáculos (livros, apagadores, sapatos, mochilas, cadeiras, canetas, etc). Para realizar um pouso sem perigo, o piloto não pode tocar em nenhum objetos nem pisar fora do retângulo. A torre guia o piloto com isntruções: Pé esquerdo para frente! Um passo pequeno para frente!, etc.

O jogo termina quando o objeto é tocado ou quando o piloto pisa fora do retângulo, ou quando o piloto passar por todos os obstáculos e aterrissar.

Fonte: Livro- Jogos teatrais na sala de aula. Viola Spolin.